17.7.16

Foi em 2012 que recebi os primeiros papéis coloridos para fazer origami. Li atentamente todas as instruções de modo a criar as mais diversas representações, mas acabava sempre por ficar pelos pássaros. Ainda não domino a técnica. Porém, quando me apetece desenferrujar os dedos, pego num papelinho - azul geralmente - e faço um pássaro desajeitado e pequeno. 

Hoje, (ainda) só sei fazer pássaros. 

Espero que os vincos que te causei não te rasguem as asas face à tempestuosidade dos ventos que enfrentas. Espero, sim, que te dêem robustez e perseverança.
Escrevo porque é a única forma que disponho para dizer que a tua mensagem chegou. Gostaria que esta, minha, também te fosse entregue. E gostaria de o saber. 

Não sei quem és; sei que te conheço. E a curiosidade é-me maior que tudo. 

16.7.16

Emma e Dexter



Li o livro Um Dia, de David Nicholls, em 2010. A mensagem não é nova. É, sim, actual e, por isso mesmo, urgente. 
Seis anos depois, não consigo passar pelo dia 15 de Julho sem me lembrar da Emma e do Dexter. No livro, o dia é sempre deles. No meu calendário também. 
A adaptação cinematográfica soube-me a pouco e não me convenceu, mas vale pela fotografia. 

13.7.16

Inimigo

« Fernando sabe o que teme, conhece o seu inimigo, que se veste de cinzento e anda de mão dada com toda a gente. O inimigo de Fernando é agradável, consensual, ligeiro. O seu inimigo é o agradável, o consensual, o ligeiro e todas as outras formas de nada que são modos de saltar do berço à cova sem importar a ninguém e muito menos a si próprio. Disfarçado no banal, será finalmente livre de ser qualquer coisa escondida, a sombra imensa de um funcionário que funciona. »

Nuno Camarneiro in No Meu Peito Não Cabem Pássaros

12.7.16



Gracious, the spaces we make

11.7.16

10 de julho

Ensinámos e (re)aprendemos, num dia de excelência para o desporto nacional, que a ambição não incompatibiliza a humildade. 
Que guardemos esta lição no coração e na algibeira, e que nos sirvamos dela sempre que necessário para ser uma nação valente e fazer cumprir Portugal.